sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um grande passo rumo ao futuro inevitável

Argentina aprova união civil entre pessoas do mesmo sexo e dá uma aula de respeito à cidadania e ao direito de ser feliz.

Por @kadulights

Para mim casamento sempre será uma instituição religiosa. Casamento é o símbolo da formação de uma família sob moldes e regras impostas pela Igreja. Estariam os homossexuais dispostos a viver uma vida sob essas condições? Certamente não! Até mesmo porque o homossexualismo jamais fará parte deste contexto.

Por outro lado, o direito de se unir e dividir uma vida com alguém do mesmo sexo jamais poderá ser negado a ninguém. Nossa luta não deve ser pela aprovação do casamento gay se olharmos a situação sob a ótica que apresento acima. Nossa luta deve ser pelo direito social e civil de dividir nossa vida com quem quer que queiramos. É claro, você pode discordar totalmente de mim.

A Argentina esta semana saiu na frente até mesmo de muitos países ditos desenvolvidos. A aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo naquele país nos trouxe esperanças e deve ser considerada como uma vitória para a sociedade como um todo.

Tratar a homossexualidade como algo completamente normal e natural é o primeiro passo para derrubarmos as barreiras que insistem em atrapalhar nosso caminho. Um belo exemplo de como abordar o tema dentro da sociedade e da família é dado pela série Brothers & Sisters, atualmente na quarta temporada e exibida pelo canal norte americano ABC. No Brasil, a série é exibida pelo canal Universal.

Kevin e Scotty começam a série vivendo encontros e desencontros típicos do mundo gay. Parece que nada dá certo e as desilusões tomam conta de suas vidas até que um acontecimento devastador os faz refletir sobre o fato de estarmos aqui só de passagem e que, talvez, essa seja nossa única chance. Por que então não ser feliz ao lado de quem a gente gosta? Na cena abaixo, emocionante por sinal, Kevin faz o inesperado para o momento: pede Scotty em casamento do jeito mais tradicional possível.


O reflexo do novo e do inusitado pode ser sentido claramente na cena do casamento dos dois, ou melhor da união civil dos dois. Kitty, irmã de Kevin, faz as vezes da mestre de cerimônia que conta com a presença de toda família de Kevin, incluindo seus sobrinhos com quem sempre manteve um diálogo super aberto sobre sexualidade. A família de Scotty, por outro lado, se recusa a participar do momento por puro preconceito e dificuldade de aceitar o diferente. Mas voltando ao assunto do inusitado, eles cometem uma gafe incrível! No momento da troca das alianças não há alianças! Eles esqueceram do principal! Mas será que isso era realmente o principal? Claro que não. O amor de um pelo outro era que contava...


Bom, o resto da história do casal gay mais apaixonante da TV você precisa conferir assistindo à série. Tudo o que eu falar aqui pode conter spoilers.

E você? O que acha da união civil entre homossexuais? Vamos abrir um espaço para discutirmos o assunto e amadurecermos nossos pensamentos.

4 comentários:

getsrafa disse...

O que tem q ficar bem claro eh q uniao civil nao eh casamento! tá bom, até pode ser para quem queira chamar assim mas ninguem quer entrar na igreja de vel e grinalda e fazer toda cena crássika neh!! a reinvindicação da legalidade da união civil é garantir direitos às pessoas que tem um relacionamento maduro e esse direito deve ser garantido! Argentina mostra maturidade à medida que reconhece esse direito para seus cidadãos!

@dougventania disse...

Pois é pessoas... e o que me deixa mais triste é que Dilma vai ganhar essa eleição e, pelo menos por mais 4 anos, não teremos pelo Estado o reconhecimento da união entre homossexuais... Dilma assinou um documento se comprometendo com as igrejas evangélicas de que não levará esse assunto à frente em seu governo. E o que me deixa mais puto é que o outro assunto pauta desse documento era o aborto... ou seja, colocam no mesmo balaio o desejo de união entre duas pessoas que se amam e um ato tão pavoroso qto o aborto... Triste e revoltante!

@kadulights disse...

Ótimo momento para se levantar essa discussão, @dougventania! Ainda falta muito, mas muito, mas muito, pra vivenciarmos a dignidade de um relacionamento como o de Kevin e Scotty.

Só pra constar, eu chorei vendo esses vídeos de novo. #odio

@dougventania disse...

Eu tbm @kadulights...
(PS.: Medo... sabe qual é a palavra de verificação que tenho que digitar pra publicar esse comentário? DIUMA Acredita? Será que foi de propósito? rsrs)