domingo, 15 de março de 2009

ABGLT pede à Conar que retire do ar propaganda do salgadinho Doritos


A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT) encaminhou ontem, quinta-feira (13/03), ofício ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo que providências sejam tomadas em relação a duas peças publicitárias do produto da marca Elma Chips.

Em seu comunicado ao Conar, a ABGLT alega que "ambas as peças contêm referências implícitas e depreciativas em relação a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs)".

Na sequência, a entidade diz que "causa-nos preocupação a veiculação de tal material na televisão brasileira, pois dissemina o preconceito com uma roupagem bem-humorada, e é capaz de endossar o preconceito e a homofobia que geram a discriminação contra nossa comunidade, indo na contramão dos esforços do governo de estabelecer políticas públicas de promoção do respeito à diversidade humana", finaliza.

Veja a notícia na íntegra em http://www.acapa.com.br/site/noticia.asp?codigo=7574&titulo=ABGLT+pede+%E0+Conar+que+retire+do+ar+propaganda+do+salgadinho+Doritos

Essa notícia repercutiu ontem na aula da Tia Benedita e gerou muita discussão. Agora o TMBN quer saber o que você achou da nova peça publicitária do Doritos. Deixe seu comentário e vote em nossa enquete aí ao lado. Você confere o vídeo, na íntegra, abaixo:


2 comentários:

Rafael Castelhano´s Blog disse...

NOSSA PESSIMO! TOTALMENTE PRECONCEITUOSO!!!

Rafael Castelhano´s Blog disse...

No meu entendimento:
A propaganda incentiva que ao inves de dividir com os amigos que vc eh gay, divida o doritos. No meu entendimento ela eh homofobica pq incita que o gay nao deve sair do armario.. e isso eh pessimo..
Acho que se a frase fosse "Quer dividir alguma coisa com os amigos (inicie) com um doritos" teria um outro significado. "Inicie com um doritors) faria sentido de incentivo as pessoas sairem do armario, igual MILK pensava.
Portanto: PROPAGANDA HOMOFOBICA!