O xamanismo é um termo genericamente usado em referência a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas (animista, primitiva) e filosóficas (metafísica), envolvendo cura, transe, metamorfose e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos etc..
A palavra xamã vem do russo, tungue saman corresponde à práticas dos povos não budistas das regiões asiáticas e árticas especialmente a Sibéria (região centro norte da Ásia). No entanto, o Sítio do Tio Juca é o local ideal para sua prática nos tempos atuais. Outros nomes para sua tradução seriam feiticeiros, médico-feiticeiros, magos, curandeiros e pajés (em outras palavras, Edna, a ótima).
O xamanismo é constante em diversas manifestações indígenas brasileiras. A palavra "pajé", de origem Tupi, se popularizou na literatura de língua portuguesa em referência ao xamã. Ou seja, ritual xamânico também é cultura nacional.
No último final de semana o TMBNews teve acesso, com exclusividade, ao ritual que aconteceu no Sítio do Tio Juca. Não existem palavras para descrever o que aconteceu naquela noite fria. Just watch it and enjoy it!
TMBNews
Patinando com Edna, a ótima!
3 comentários:
Gente... acho que agora eu comecei a sentir o cheiro da Salvia...
kd o video????
ahhh voltou!!! quem quer voltar..quer dizer Votar?? Aproveita e vota aki!! Da ateh pra votar no anonimo rsrs... o meu ja eh do Munir... #prontofalei
Postar um comentário