quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ativos e passivos


Caros amigos (amigas para as passivas),
A minha última aula de inglês mais parecia uma aula de sexologia gay. O assunto: sujeitos ativos e passivos da oração! Isso mesmo amigos! Ativos e passivos.
Para ilustrar melhor a aula vou usar exemplos do nosso contexto:
1 - COMO IDENTIFICAR OS SUJEITOS ATIVOS E PASSIVOS
Em uma oração, o sujeito ativo é aquele que executa a ação. Já o passivo é aquele que é afetado pela ação executada pelo ativo. Vamos ao exemplo:
We encourage Edu to write his jounal weekly
Neste exemplo nós somos os sujeitos ativos e o Edu a passiva. Neste caso, os ativos estão no controle da situação. Eu diría que nós estamos por cima.
2 - A PASSIVA NO CONTROLE DA SITUAÇÃO
Em uma oração, a passiva pode assumir o controle da situação como no exemplo abaixo:
Edu is encouraged to write his journal weekly by his friends
Note como a passiva Edu assumiu o controle da situação e os ativos "his friends" precisam de uma pré-POSIÇÃO para serem inseridos na frase. Quando a situação chega a este ponto os ativos precisam ligar as anteninhas! Isso mesmo amigas! Prestem muita atenção no tópico a seguir.
3 - A PASSIVA E SEU BRINQUEDINHO SE ACHAM AUTO SUFICIENTES
Amigos ativos, muito cuidado com as passivas quando elas começam a tomar controle da situação. Elas podem achar que os ativos são muito previsíveis e óbvios e quando isso acontece eles eliminam o ativo da jogada e ficam só com os brinquedinhos. Entendam melhor o que estou dizendo no exemplo abaixo:
Edu is encouraged to write his journal weekly
Meus amigos, cade o ativo?????? A passiva já deu um pé na bunda dele!!!! Dá pra acreditar nisso????
Aqui fica meu alerta meus amigos. Vamos tomar cuidado com as passivonas...

Nenhum comentário: