segunda-feira, 16 de março de 2009

Comunicado ofical da Pepsico sobre a nova propaganda de Doritos

COMUNICADO
Campanha Doritos

Um dos pilares defendidos pela PepsiCo é a diversidade e inclusão. Nunca aceitaríamos o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a Pepsico quanto para sua agência de propaganda, a AlmapBBDO.

Neste sentido, a nova campanha de Doritos, lançada no dia 08 de Março deste ano, tem como conceito demonstrar como é gostoso consumir Doritos entre amigos.

A linha de criação foi baseada em dados de pesquisa que mostram que o consumo da categoria de salgadinhos ocorre principalmente quando a pessoa está sozinha, indicando uma grande oportunidade de explorar o consumo compartilhado. Para se apropriar deste momento de consumo coletivo, foi desenvolvido um plano de comunicação completo colocando Doritos como uma boa alternativa para dividir com os amigos.

Utilizando a assinatura "Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos.", foram criados filmes, sites e materiais para ponto de venda que materializam esta assinatura através de uma divertida campanha que lembra, de forma descontraída, que todos nós já pagamos algum mico entre amigos, como uma dancinha ultrapassada ou uma imitação embaraçosa. Os filmes YMCA e Hélio mostram justamente isso, como todos já passamos por situações em que achávamos que estávamos sendo engraçados, mas na verdade estávamos pagando um grande mico. A brincadeira continua no site Doritos, onde é possível colocar fotos que comprovem momentos engraçados e esquisitos da história de vida de cada um.

Todos os materiais e filmes desenvolvidos para esta campanha foram aprovados pelo público, em pesquisa, antes do início da veiculação, justamente por trazer à tona lembranças engraçadas que compartilharam com os amigos - o próprio Orkut conta com comunidades como "Eu Já cantei no karaokê", "Eu já fiz dancinha do YMCA", entre outras, comprovando como é mesmo engraçado.

Os filmes estão agradando muitos consumidores, que têm se manifestado sobre a graça da situação. Da mesma forma, o site já recebeu, em apenas 1,5 semana mais de 250 fotos de pessoas que entraram no espírito da brincadeira e quiseram dividir seus próprios micos.

Especificamente no caso do YMCA, a dançinha é tratada, de forma irreverente, como algo fora de moda e não faz nenhuma menção ao homossexualismo. É uma coreografia antiga, engraçada e ultrapassada. Daí o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino ao fazer a dancinha no carro.

Respeito, compartilhamento e inclusão foram e sempre serão valores indispensáveis para a PepsiCo.

A carta foi encaminhada à redação do site A Capa. Ainda assim, mantenho minha opinião.

4 comentários:

Edu disse...

ESTOU COM ELES. 'In my opinion' não considero a propaganda discriminatória.

Discriminatórias SÃO todas as outras que nem personagens gays colocam.

* Alguem já viu alguma propaganda do Danoninho com alguma baby-beecha? Não!
* Alguem já viu algum comercial da Marabras com alguma mona dando close na queima de estoque? Não!
* Alguem já viu algum reclame da Skol gravado no bar do Deca na Praia Mole? Não!

Pensem pelo lado positivo do comercial:
* Quem estava caçando na janelinha? A suposta biba.
* Quem estava viajando de patins na musica? A suposta biba.
* Quem sabia a letra e dublava direitinho musica? A suposta biba.

Parem com a Depressão, parem de ver coisas que não existem.

Por falar em ver coisas, fiz o download dos dois videos da MAIRA do BBB9, posso mandar para vocês depois. Só não posto no BLOG porq podemos receber processo e ele pode ser desativado por conteúdo impróprio. Mas já adianto... a amapô sabe chupar uma piroca viu... até me excitei... e mostra tudo... até cavalgando.

A.L. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.L. disse...

Na boa, gentchi...

Eu não me senti nem um pouco ofendido pela propaganda! O Brasil é um país mais esculhambado mesmo, e isso é fato! É natural que a propaganda ainda se valha de um humor mais baixo pra atingir o alvo. E o quanto mais se falar disso, mais a marca Doritos vai se fortalecer.

A propaganda da Pepsi Max na Europa mostra um grupo de tres amigos que estão em um bar comentando algo como "vai lá, ta te dando maior mole!" O cara se levanta e vai puxar papo não com a loira gostosona que está no balcão, e sim com o bonitão atrás dela.

Mas este tipo de midia nunca ia colar aqui! Nós estamos nos formando como nação desenvolvida, e não é a hora disso acontecer ainda.

Vamos olhar para trás e ver que a violência contra os gays tem diminuído bastante, e muitos já podem ser assumidos quanto sua orientação no trabalho e na rua; que embora sejam todos assexuados, os personagens gays da novela já são mais do que meras figuras caricatas; e que embora timidamente, o mercado gay tem crescido.

Com o tempo, naturalmente este tipo de propaganda vai se tornar cafona por aqui, como de fato é.

Quer se vingar mesmo?! Faça isso no estilo do Angelo! Vá até a fábrica do Doritos e coloque um rato dentro de uma embalagem! Depois é só esperar a celeuma!

Rafael Castelhano´s Blog disse...

Continua com a mesma opinião. Mesmo que a agencia nao tenha tido a intensão, o comercial abre brechas para especulação e entendimento homofobico. O outro comercial é tão sem grança quanto esse e essa agencia pelo jeito é uma bosta mesmo.
E vcs que ficam dando "risadinhas" das atitudes homofóbicas mascaradas em "brincadeirinhas" devem abrir o olho. Chega de de saltitar na Paulista uma vez por ano fingindo ter a liberdade que não se tem os outros 364 dias do ano! É hora de ação! Hora de exigir respeito! Hora de repressão a qualquer ato homofóbico, seja ele intencional ou não.